Este artigo se trata de uma pequena demostração do material que está acabando ser desenvolvido: Guia de introdução à automação de marketing.
Aqui não se trata de um guia passo a passo que o ajudará a criar uma estratégia de marketing digital eficaz, mas ajudará bastante se você é um iniciante total ou se tem um pouco mais de experiência.
Use este pequeno guia de marketing online para criar estratégias e dar os primeiros passos para se tornar um profissional de marketing digital. Ele ensinará o que você precisa saber sobre os fundamentos do marketing online, para que você possa dar os primeiros passos para se tornar um especialista.
É possível ser um profissional de marketing digital, mesmo que não tenha atualmente nenhuma experiência de trabalho na área de marketing, mas primeiro você precisa desenvolver as habilidades certas – e você terá que provar isso. O primeiro passo para iniciar sua carreira de marketing digital é adquirir habilidades técnicas básicas em SEO e SEM, análise, marketing e publicidade de mídia social e marketing por e-mail.
Um Profissional de Marketing Digital é chamado para traçar a estratégia de comunicação do negócio, atingir os principais consumidores e aumentar a notoriedade da marca através de diversas ferramentas digitais. Ao longo de sua carreira de Marketing Digital, você será solicitado a promover vários tipos de sites para aumentar seu tráfego orgânico (SEO) ou vendas via PPC e anúncios de mídia social.
Se o seu negócio é business-to-consumer (B2C), dependendo do preço dos seus produtos, é provável que seu objetivo com os esforços de marketing digital seja atrair pessoas para o seu site e convertê-las em clientes, sem nunca ter que falar com um vendedor. O objetivo do marketing online é ajudar sua marca a atrair novos leads e orientá-los a converter – seja comprando o produto ou simplesmente dando o próximo passo na jornada do comprador. Por meio de várias táticas de marketing online, você pode ajudar a aumentar a visibilidade nos mecanismos de pesquisa e outras plataformas, garantindo que sua marca seja vista por quem está pronto para fazer uma compra.
O gerenciamento de mídia social e a publicidade são essenciais para as marcas que desejam alcançar e atrair seus mercados-alvo online. Hoje, com a quantidade de canais para gerenciar crescendo exponencialmente e com cada vez mais informações que estamos obtendo sobre nossos clientes, é crucial adotar ferramentas de automação de marketing que permitam campanhas de marketing automatizadas.
Cursos gratuitos sobre marketing de conteúdo e relações públicas digitais podem ajudá-lo a começar a executar suas próprias campanhas eficazes. Existem muitos aspectos diferentes do marketing digital, e dar a si mesmo uma educação geral em todas essas várias áreas – desde otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e mídia social até marketing por e-mail – é crucial se você quiser entender como o várias disciplinas trabalham juntas para gerar sucesso.
Seu plano de marketing digital deve levar em consideração SEO, análise, posicionamento de sites, estratégias, mídias sociais, metas e métricas. Antes de traçar os passos para definir uma estrutura para um plano de marketing digital, você precisa se sentir confortável com o domínio do seu negócio na internet, com seus objetivos, com os canais em que precisa se apresentar e com quem são seus concorrentes e o que estão fazendo. Você deve perceber que o marketing digital não é uma disciplina, mas sim muitos processos (canais) que podem participar de campanhas de marketing digital.
Parte de seus deveres como consultor de marketing digital é usar o Google Ads (anteriormente conhecido como Google AdWords) para anunciar produtos ou serviços em vários sites do Google na Internet. Os especialistas em marketing de conteúdo frequentemente colaboram com indivíduos de outros departamentos, garantindo que os produtos e campanhas lançados pela empresa sejam apoiados por conteúdo publicitário em todos os canais digitais. Um gerente de mídia social desenvolverá uma estratégia de mídia social alinhada à identidade da marca, determinará estilos de comunicação e uma estratégia de conteúdo, criará e ajustará conteúdo para cada rede de mídia social e se manterá a par das últimas tendências em marketing digital.